Você já pensou em fazer uma travessia? O que é isso?
- Lia Castro
- 18 de jan. de 2019
- 3 min de leitura

Todo ano, alguns navios das grandes companhias marítimas de transporte de passageiros, vem para o Brasil para fazer a temporada de férias de verão na nossa costa.
É inverno na Europa e EUA e então eles se mudam para cá para aproveitar as temperaturas e dias ensolarados. Quando acaba a temporada de frio por lá, eles voltam.
Não há uma cia brasileira de cruzeiros, então temos navios por aqui de final de novembro/dezembro até março/ início de abril apenas. Este ano a temporada começou em 19 de novembro e vai até 14 de abril de 2019.
A nossa temporada 2018/19 está bombando. Pena que o porto do Rio não tenha tanto prestígio quanto o de Santos para receber mais cruzeiros. Há demanda para tal, mas a reforma do Porto Maravilha teve e tem um alto custo para as cias e não oferece condições nem organização para embarque e desembarque de passageiros à altura dos valores cobrados.
Quem já fez cruzeiros fora do Brasil sabe do que estou falando. Em algumas cias, você faz o check-in em um galpão refrigerado, sobe uma rampa e já está dentro do navio. Fui fazer uma visita técnica de conhecimento a um dos novos navios aqui no Rio semana passada e vi e sofri as condições exaustivas a que são submetidos os passageiros que não pagaram barato por suas viagens. Filas imensas e em alguns momentos sob o sol escaldante desse nosso verão.
Bom, mas voltando ao assunto principal, travessia ou transposição é o termo que as cias usam para denominar as rotas de cruzeiros quando esses navios vêm e vão para Europa, Estados Unidos ou Ásia. São cruzeiros que não se repetem. Uma rota no início da temporada e uma rota de volta no final para cada navio que venha operar em nossa costa.
A grande vantagem desses cruzeiros é que os navios vão ter que vir e voltar mesmo. Então se você quer ter uma experiência de mais dias de cruzeiro, com preço mais em conta, essa é a sua opção.
Você pode pegar um navio em Portugal, Espanha ou Itália, que é de onde partem a maioria dos navios em rota para o Brasil ou pegar aqui no Rio ou São Paulo e desembarcar na Europa em uma das cidades citadas antes ao fim do verão.
Este ano a grande estrela da temporada é MSC Seaview, recém-inaugurado, que depois de apenas 5 meses de temporada na Europa vem fazer a temporada brasileira.
Ele saiu de Gênova e passou 19 dias passando por Espanha, Portugal, Canárias e 3 cidades brasileiras. Mas ele vai voltar saindo do Brasil em 30 de março para um roteiro de 15 dias até chegar a Gênova de volta.
Mas como disse antes, as opções são muito variadas. Temos atualmente 7 transatlânticos cruzando os nossos mares. Isso se traduz em 7 opções de volta, com a possibilidade de dar uma passeadinha pela Europa no final.
O mais incrível de tudo é que você pode pagar quase o mesmo valor de um cruzeiro de 7/8 dias pela América do Sul, por um cruzeiro de travessia de 16 ou 17 idas finalizando na Europa. E a cia ainda tem acordos com as cias aéreas para que você possa comprar sua volta para o Brasil por um preço muito legal.
Se você já fez cruzeiros da temporada brasileira ou fora do Brasil e ficou com um gostinho de quero mais a cada vez que saiu do navio, achando que foi pouco, essa é a sua chance. Além do que, o ritmo é bem mais relaxado com mais dias de navegação e menos entra e sai do navio. Você vai viver realmente a experiência de navegar em grande estilo.
Entre em contato conosco e surpreenda-se com as opções e valores disponíveis para uma viagem de navio totalmente diferente.
Comments