top of page

PREPARANDO SUA VIAGEM - Dicas para fazer a mala

  • Foto do escritor: Lia Castro
    Lia Castro
  • 13 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

A Una Viagens te dá dicas de como arrumar sua mala de viagem
mulher arruma mala de viagem - una viagens

No final desse mês vou viajar e descobri que há vários blogs ensinando sobre o que levar de maquiagem, que looks montar, botas, saltos, chapéus, nada que combine comigo. Na realidade, todos foram feitos por e para pessoas (principalmente mulheres) com menos de 40 anos. E aí? Resolvi encarar esse desafio. Eu sei que nessa idade (em torno dos 40 e etc, rsrsrs), já estamos carecas de arrumar malas e combinar coisas (com conforto). Mas pinçando aqui e ali, descobri algumas coisas legais que realmente podem nos interessar.


A mala: este se tornou um aspecto muito importante da viagem. Não tenho mais 2 malas de 32 kg. Para a maioria dos destinos internacionais, são 2 malas de 23 kg. E eu só tenho uma de 23 kg na ida. E aí começa o problema. Pelo menos para mim, não cabe nada nessa mala, rsrsrs. E é um destino de inverno, vou surtar.


Na minha viagem vou cruzar a Suíça de trem. Não tem lugar dentro dos vagões para acomodar malas (2 pelo menos: a de mão e a embarcada). Estou chocada em descobrir que tem gente que consegue viajar sem a mala de mão!!!!! E fazem vários looks estilosos. Estou tentando mas está difícil.


Segui conselhos e fiz uma lista escrita. Não fotografei os looks como várias disseram porque achei pretensioso demais. Mas espalhei todas as roupas em cima da cama, montei combinações e não é que consegui eliminar 1 calça, 4 blusas e 2 sapatos? Estou muito orgulhosa da minha evolução. Ainda não tenho lugar para os meus vinhos portugueses que faço questão de trazer, mas sempre tem um lugarzinho na mala do marido.


Inventei uma fórmula: número de dias /3 = número de camisas/blusas/camisetas. 1 ou 2 casaquinhos leves ou 1 casaco +1 jaqueta jeans, por exemplo. Calças, dividi o número de dias por 4. E muitas echarpes, lenços e pashminas para não sair com a mesma roupa em todas as fotos. Mesmo assim, está difícil. Vi tantos blogs falando do tratamento da pele durante a viagem e principalmente durante o voo que morri de vergonha. Nunca havia levado um creminho para passar no avião. Mas agora, fiz uma bolsa de maquiagem com base, protetor para rosto, cremes especiais para o voo e minha mala está com 18 kg. E nem coloquei os sapatos. As pessoas mais jovens não se preocupam com remédios. Mas eu tenho uma bolsa considerável com tudo desde band-aid até remédio para dores em geral. Descobri que tenho que trocar metade da minha bolsa de maquiagem por essa bolsa. Eu acho mais importante. E agora tem a traquitana tecnológica. Entre cabos, pilhas para a máquina fotográfica, leitores de cartões, conectores, acessórios de celular para melhorar minhas fotos, minha “bolsinha” deve pesar 1 kg que não tenho para gastar.


Então agora vamos facilitar as coisas. Nunca fui muito organizada. Minha mala termina a viagem totalmente revolvida. Mas dessa vez, estou levando tudo em bolsas, sacos ou necessaires.


Se você comprou lençóis nos EUA sabe de que bolsas estou falando. Eles vêm em uma embalagem plástica com zíper que é perfeita para organizar sua mala. Mas se você não guarda tudo como eu e jogou todas as embalagens fora, não tem problema. Pode usar aqueles sacos que se tira o ar (ar pesa e ocupa espaço) ou qualquer outra bolsa plástica que encontrar no Saara, 25 de março, etc. o importante é separar os assuntos.


Tenho várias bolsas na minha mala: de blusas e camisetas, de sapatos, de casacos, de calcinhas, soutiens, meias, cabos, remédios, echarpes e pashminas e “la piece de la resistence” de maquiagem. Vamos ver se consigo usá-la nessa viagem. Confesso que morro de inveja dessas blogueiras que vivem com o make impecável a viagem inteira. Mas vou dizer uma coisa, eu sei que eu posso fazer/verificar o make-up durante uma viagem de trem por exemplo, mas sinceramente, prefiro olhar as paisagens belíssimas da Suíça do que a minha cara pelo espelho. Essa eu posso olhar aqui no Brasil mesmo e sei lá quando poderei voltar. Tem tantos lugares que ainda quero conhecer...


Procure ser prática, tudo tem que ser confortável, não adianta levar aquele sapato maravilhoso que você só usa quando sai de carro porque não aguenta andar com ele. Não tem band-aid que pague o desconforto em viagem.


Se não vai sozinho(a), não se esqueça de checar as escolhas de roupas de seu/sua acompanhante. É terrível ver que você separou algumas roupas para jantar em um lugar especial e a outra pessoa só selecionou jeans e camisetas e vai estragar os seus planos.

Alguns maridos nunca “lembram” de levar aquelas roupas que você comprou pensando nessas ocasiões. Não se deixe enganar. Questione seu companheiro/a de viagem.

Mas o mais importante, que nunca me canso de repetir. Leve alegria, vontade de descobrir e paciência. O resto, se esqueceu, leve na próxima viagem.

Bình luận


bottom of page